Tornar a Unidade de Conservação visível: estratégia para promover articulações e captar recursos - Turma 5

Objetivo: Mobilizae empoderar o público-alvo para a realização de práticade educação ambientae comunicação que contribuam com o fortalecimento da Gestão Ambientade Unidadede Conservação e com a conservação da Biodiversidade.

Público-alvo: Formuladoree executores das políticas governamentais relacionadaaUCs, em âmbitos federal, estaduae municipal, nos quais se enquadram gestores públicos, integrantede organizações da sociedade civil – sejaelas públicae privadas, nacionais ou internacionais–, integrantede Conselhos Consultivos e Deliberativos de UC ou, ainda, integrantede redes, fóruns, comitês e conselhos que atuam com a temática.

Carga horária: 25 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de agosto de 2018

Participação Social e Cidadania Ambiental: fortalecer a democracia para promover a sustentabilidade - Turma 4

Objetivo: Capacitar gestores, servidores, técnicos ambientais e sociedade civil, visando à ampliação e qualificação da participação social, nas esferas federal, estadual/distrital e municipal.

Público-alvo: Gestores e servidores do MMA e vinculadas; Gestores e servidores de órgãos e entidades estaduais, municipais e distrital de meio ambiente; Conselheiros de órgãos consultivos e/ou deliberativos; Comissões organizadoras estaduais, distritais e municipais; Delegados das CNMA; Sociedade civil em geral; Adultos em faixa etária ampla; Escolaridade variada.

Carga horária: 90 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de novembro de 2018

Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável - Turma 5

Objetivo: Sensibilizar e capacitar os gestores públicos de todas as áreas sobre a problemática da desigualdade de gênero e a importância da transversalização dos temas “gênero” e “desenvolvimento sustentável”.

Público-alvo: Gestores públicos de todas as áreas, federais, estaduais e/ou municipais.

Carga horária: 20 horas

Período de realização: 17 de maio de 2018 a 17 de junho de 2018

Formação de Agentes Populares de Educação Ambiental e Agricultura Familiar - Turma 3

Objetivo: Formar agentes populares para identificar e refletir de forma crítica as questões socioambientais em seu território, de forma a promover a sensibilização e mobilização social que resultem em ações que propiciem condições de vida digna no meio rural, conservação ambiental e sustentabilidade dos agroecossistemas.

Público-alvo: Juventude rural, agricultores e agricultoras, agentes comunitários e agentes públicos, a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo.

Carga horária: 180 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 21 de janeiro 2018

Estruturação da Gestão Ambiental Municipal - Turma 7

Objetivo: Contribuir para qualificar a gestão ambiental municipal por meio de processos formativos continuados, facilitando a descentralização e a gestão compartilhada, visando ao fortalecimento do SISNAMA.

Público-alvo: Técnicos, servidores e gestores municipais, vereadores e técnicos da Câmara Municipal, conselheiros e pessoas que se relacionam com a gestão ambiental.

Carga horária: 80 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de outubro de 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima para Gestores - Turma 5

Objetivo: Colaborar com a formação e a informação sobre a temática, compreendendo a interface entre Educação Ambiental e Mudanças do Clima.

Público-alvo: Gestoree educadores ambientais, podendo ser aberto para público em geral.

Carga horária: 30 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de agosto de 2018

Educação Ambiental e Mudanças do Clima - Turma 5

Objetivo: Colaborar com a formação e a informação sobre a temática, compreendendo a interface entre Educação Ambiental e Mudanças do Clima.

Público-alvo: Gestores e educadores ambientais, podendo ser aberto para público em geral.

Carga horária: 60 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de novembro de 2018

Juventudes, Participação e Cuidado com a Água - Turma 6

Objetivo: Propiciaelementos para uma percepção sistêmica e integrada da água, para reflexão e avaliação crítica da problemática da água no Brasil e no mundo, becomo davaliação estratégica do potencial de incidência das juventudes nas políticae ações dáguas no país, numa perspectiva inclusiva, dialógica e de atuação em rede.

Público-alvo: Jovens, ativistae membros de instâncias colegiadas do SINGREe do SISNAMA, que já atuam ou possuam interesse eatuaem iniciativas de cuidado com aágua ou mesmo nas instâncias formais de gestão da Política de Recursos Hídricos.

Carga horária30 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de agosto de 2018

Crianças e o Consumo Sustentável - Turma 6

Objetivo: O objetivo este curso é trabalhar o conhecimento dos pais e educadores para que construam valores mais sustentáveis com as suas crianças, desestimulando o consumir por consumir e incentivando a prática de brincadeiras, hábitos e atitudes muito mais saudáveis e sustentáveis.

Público-alvo: Pais, mães e educadores de crianças.

Carga horária: 30 horas

Período de realização: 21 de junho de 2018 a 21 de agosto de 2018

Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos Territórios - Turma 4

Objetivo: Capacitar agentes públicos e representantes de organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de Educação Ambiental no contexto da Agricultura Familiar.

Público-alvo: Gestores e servidores públicos, Profissionais de ensino, representantes de organizações da sociedade civil, lideranças de movimentos de campo.

Carga horária: 120 horas com tutoria.

Período: 21 de junho de 2018 a 21 de dezembro de 2018