EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTRATÉGIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA
Objetivo: Mobilizar e empoderar o público-alvo para a realização de práticas de educação ambiental e comunicação que contribuam com o fortalecimento da Gestão Ambiental de Unidades de Conservação e com a conservação da Biodiversidade.
Público-alvo: Formuladores e executores das políticas governamentais relacionadas a UCs, em âmbitos federal, estadual e municipal, nos quais se enquadram gestores públicos, integrantes de organizações da sociedade civil – sejam elas públicas e privadas, nacionais ou internacionais–, integrantes de Conselhos Consultivos e Deliberativos de UC ou, ainda, integrantes de redes, fóruns, comitês e conselhos que atuam com a temática.
Carga horária: 70 horas
Duração prevista: 3 meses
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO 1 – A UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E O TERRITÓRIO: RECONHECENDO O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL E GEOPOLÍTICO
- Contexto socioambiental e geopolítico da unidade de conservação
- Educação ambiental e comunicação na criação, implementação e gestão de UC
- Iniciativas de educação ambiental e comunicação na articulação territorial
- Aprimorar a prática
MÓDULO 2 – A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA IMPLEMENTAÇÃO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
- O enfoque participativo e a defesa da sociobiodiversidade
- A comunicação e a educação ambiental no fomento da participação
- Experiências que revigoram o senso de participação
- Critérios para avaliar o fomento à participação
MÓDULO 3 – O DESAFIO DE GARANTIR PARTICIPAÇÃO NO COMPLEXO UNIVERSO DA
GESTÃO
- Desafios da gestão nas unidades de conservação
- A participação na gestão como espaço de aprendizagem
- Experiências pedagógicas que facilitam o diálogo e a participação
- Indicadores para gestão participativa