Introdução aos Planos de Manejo em UCs

Turma Período de inscrição Período de realização

 Vagas

Inscreva-se

01/2022 03 a 14 de outubro de 2022 03 de outubro a 18 de novembro de 2022 3.000

Carga Horária: 20h

Modalidade: Ensino a distância

Público-alvo: O curso de "Introdução aos Planos de Manejo de Unidades de Conservação" foi elaborado para o treinamento de um público amplo de representantes da sociedade que se relacionam com processos de planejamento e gestão de Unidades de Conservação, tais como os membros dos conselhos gestores, beneficiários, voluntários, consultores e usuários de uma maneira geral.

Objetivo geral: Este curso foi elaborado com o objetivo de elucidação de um público amplo de consultores, gestores, estudantes e representantes da sociedade que se relacionam com processos de planejamento e gestão de Unidades de Conservação, tais como os membros dos conselhos gestores, beneficiários, voluntários e usuários de uma maneira geral. Para isso, são apresentados os conceitos introdutórios sobre o conteúdo e as etapas do processo de elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação Públicas e Privadas.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 1 - Introdução ao conceito de Plano de Manejo, no contexto das Unidades de Conservação; Histórico dos Planos de Manejo; Apresentação de conceitos de planejamento.

MÓDULO 2 - Apresentação do contexto legal e problemática de demandas que levaram à necessidade de criação das UCs, elucidando a importância do Plano de Manejo.

MÓDULO 3 - O conteúdo do documento Plano de Manejo: Descrição da estrutura e do conteúdo do documento Plano de Manejo, explicando a função, importância e conceito de cada componente.

MÓDULO 4 - Etapas do Processo de Elaboração do Plano de Manejo: Visão Introdutória: Descrição geral e introdutória das etapas necessárias para elaboração do Plano de Manejo, conscientizando sobre o conceito e a importância de cada etapa.