Nossos cursos

Produção e Consumo Sustentáveis

Esse curso tem como objetivo sensibilizar profissionais, estudantes, cidadãos em geral sobre a inserção de critérios de sustentabilidade nas relações de oferta e demanda de produtos e serviços, bem como apresentar conceitos básicos sobre boas práticas, alternativas para mudanças de comportamento na relação de oferta e demanda e normas correntes sobre o tema.

Público-alvo: Gestores de empresas, estudantes, servidores públicos, bem como cidadãos que têm a motivação de iniciar um caminho de melhoria nos aspectos de sustentabilidade nas suas ações de produção e consumo de bens e serviços.

Curso Conduta Consciente na Zona Costeira e Marinha: Combate ao lixo no mar

Esse curso tem como objetivo capacitar sobre a importância da conservação dos ecossistemas nas Zonas Costeira e Marinha voltada a práticas responsáveis para a melhoria da qualidade do ambiente urbano e o cuidado com os recursos naturais.

Público-alvo: Servidores e gestores públicos das três esferas de governo, assessores de comunicação de órgãos e instituições ambientais, agentes, operadores e empresários de turismo, professores, alunos, pesquisadores, operadores de mergulho, marisqueiras, caranguejeiros, pescadores, representantes de cooperativas de pesca e aquicultura e catadores de materiais recicláveis, dentre outros parceiros e usuários dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Curso Estilos de Vida Sustentáveis

Esse curso tem como objetivo capacitar a sociedade para a aplicação de boas práticas de sustentabilidade nas diferentes áreas que permeiam o cotidiano do cidadão. 

Público-alvo: Sociedade em geral.

Curso Turismo de Base Comunitária

Este curso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis protagonizadas por comunidades locais, propiciando a conservação da natureza, a valorização do patrimônio natural e cultural da região e a geração de emprego e renda. 

Público-alvo: Comunidades rurais e urbanas de regiões com potencial turístico; gestores do setor público e privado; professores e estudantes de turismo e áreas afins; sociedade em geral.

Curso Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo

Este curso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas de condução ambiental aliada à processos de educação ambiental, além de oferecer conhecimentos teóricos e práticos para condução de visitantes no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais.

Público-alvo: Moradores de territórios localizados no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais com potencial turístico; comunidades rurais e urbanas interessadas na adequada condução de turistas; gestores do setor público e privado; professores e estudantes de turismo e áreas afins; sociedade em geral.

Curso de Trilhas Interpretativas

Este curso tem como objetivo orientar sobre os elementos essenciais para a elaboração dessa estratégia pedagógico, através de concepções teóricas e práticas, buscando promover e valorizar a experiência vivencial do público em ambientes naturais.

Público-alvo: Educadores, gestores de parques, público em geral.

Curso A3P

Este curso tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos para a implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P em suas instituições, assim como capacitar e sensibilizar a população em geral em temáticas relacionadas à gestão socioambiental.

Público-alvo: Gestores e servidores de instituições públicas que tenham interesse em aderir à A3P ou que já possuem adesão à A3P, além de qualquer cidadão que queira aprofundar seu conhecimento sobre o programa A3P e seus eixos temáticos.

Curso Ressoa

Este curso tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos de instituições públicas que possuem adesão à A3P para a utilização do sistema de monitoramento de gestão socioambiental da A3P – Ressoa, assim como capacitar membros da rede A3P para a inserção de boas práticas de gestão socioambiental no sistema.

Público-alvo: Gestores e servidores das instituições públicas com adesão à A3P e membros da rede A3P.