Nossos cursos

Gestão da Qualidade do Ar

Este curso tem como objetivo capacitar sobre a gestão da qualidade do ar, demonstrando as principais fontes de poluição do ar e suas consequências sobre a saúde humana, o meio ambiente e a economia, incluindo a legislação aplicada; o panorama da gestão da qualidade do ar no país; e os principais instrumentos e tecnologias existentes voltados ao planejamento e gerenciamento da qualidade do ar.

Público-alvo: Sociedade em geral que queira aprofundar seu conhecimento sobre as ações de melhoria da qualidade do ar; professores, pesquisadores e alunos interessados no tema; gestores, servidores públicos e técnicos que trabalham nas áreas de gestão da qualidade do ar e da saúde nas três esferas do governo.

Bioeconomia: Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados

Este curso tem como objetivo abordar a estrutura legislativa e institucional nas quais estão baseadas as ações de Bioeconomia em âmbito nacional, tais como o acesso e proteção ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado; repartição de benefícios; aplicabilidade das regras internacionais sobre o tema entre outros.

Público-alvo: Sociedade em geral.

Bioeconomia: combate à biopirataria

Este curso tem como objetivo informar sobre as melhores práticas e condutas no combate ao uso e ao acesso inadequados da biodiversidade brasileira, do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais associados.

Público-alvo: Sociedade em geral.

Introdução aos Planos de Manejo em UCs

Esse curso tem como objetivo elucidar um público amplo de consultores, gestores, estudantes e representantes da sociedade que se relacionam com processos de planejamento e gestão de Unidades de Conservação, tais como os membros dos conselhos gestores, beneficiários, voluntários e usuários de uma maneira geral. Para isso, são apresentados os conceitos introdutórios sobre o conteúdo e as etapas do processo de elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação Públicas e Privadas.

Público-alvo: O curso de "Introdução aos Planos de Manejo de Unidades de Conservação" foi elaborado para o treinamento de um público amplo de representantes da sociedade que se relacionam com processos de planejamento e gestão de Unidades de Conservação, tais como os membros dos conselhos gestores, beneficiários, voluntários, consultores e usuários de uma maneira geral.

Guarda responsável e bem-estar de cães e gatos

Esse curso tem como objetivo abordar diretrizes sobre a guarda responsável e o bem estar de cães e gatos, com enfoque em boas práticas voltadas para uma vida saudável, feliz e afetuosa entre tutores e seus animais. Além disso, o curso também aborda a relação dos cães e gatos com a biodiversidade brasileira.

Público-alvo: Qualquer pessoa interessada em aprender como promover uma convivência saudável, afetuosa e feliz com o seu animal.

Produção e Consumo Sustentáveis

Esse curso tem como objetivo sensibilizar profissionais, estudantes, cidadãos em geral sobre a inserção de critérios de sustentabilidade nas relações de oferta e demanda de produtos e serviços, bem como apresentar conceitos básicos sobre boas práticas, alternativas para mudanças de comportamento na relação de oferta e demanda e normas correntes sobre o tema.

Público-alvo: Gestores de empresas, estudantes, servidores públicos, bem como cidadãos que têm a motivação de iniciar um caminho de melhoria nos aspectos de sustentabilidade nas suas ações de produção e consumo de bens e serviços.

Curso Conduta Consciente na Zona Costeira e Marinha: Combate ao lixo no mar

Esse curso tem como objetivo capacitar sobre a importância da conservação dos ecossistemas nas Zonas Costeira e Marinha voltada a práticas responsáveis para a melhoria da qualidade do ambiente urbano e o cuidado com os recursos naturais.

Público-alvo: Servidores e gestores públicos das três esferas de governo, assessores de comunicação de órgãos e instituições ambientais, agentes, operadores e empresários de turismo, professores, alunos, pesquisadores, operadores de mergulho, marisqueiras, caranguejeiros, pescadores, representantes de cooperativas de pesca e aquicultura e catadores de materiais recicláveis, dentre outros parceiros e usuários dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Curso Estilos de Vida Sustentáveis

Esse curso tem como objetivo capacitar a sociedade para a aplicação de boas práticas de sustentabilidade nas diferentes áreas que permeiam o cotidiano do cidadão. 

Público-alvo: Sociedade em geral.

Curso Turismo de Base Comunitária

Este curso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis protagonizadas por comunidades locais, propiciando a conservação da natureza, a valorização do patrimônio natural e cultural da região e a geração de emprego e renda. 

Público-alvo: Comunidades rurais e urbanas de regiões com potencial turístico; gestores do setor público e privado; professores e estudantes de turismo e áreas afins; sociedade em geral.

Curso Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo

Este curso tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas de condução ambiental aliada à processos de educação ambiental, além de oferecer conhecimentos teóricos e práticos para condução de visitantes no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais.

Público-alvo: Moradores de territórios localizados no entorno de Unidades de Conservação e outras áreas naturais com potencial turístico; comunidades rurais e urbanas interessadas na adequada condução de turistas; gestores do setor público e privado; professores e estudantes de turismo e áreas afins; sociedade em geral.

Curso de Trilhas Interpretativas

Este curso tem como objetivo orientar sobre os elementos essenciais para a elaboração dessa estratégia pedagógico, através de concepções teóricas e práticas, buscando promover e valorizar a experiência vivencial do público em ambientes naturais.

Público-alvo: Educadores, gestores de parques, público em geral.

Curso A3P

Este curso tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos para a implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P em suas instituições, assim como capacitar e sensibilizar a população em geral em temáticas relacionadas à gestão socioambiental.

Público-alvo: Gestores e servidores de instituições públicas que tenham interesse em aderir à A3P ou que já possuem adesão à A3P, além de qualquer cidadão que queira aprofundar seu conhecimento sobre o programa A3P e seus eixos temáticos.

Curso Ressoa

Este curso tem como objetivo capacitar gestores e servidores públicos de instituições públicas que possuem adesão à A3P para a utilização do sistema de monitoramento de gestão socioambiental da A3P – Ressoa, assim como capacitar membros da rede A3P para a inserção de boas práticas de gestão socioambiental no sistema.

Público-alvo: Gestores e servidores das instituições públicas com adesão à A3P e membros da rede A3P.